Aquecimento X Alongamento

Você sabe quando deve alongar ou aquecer?

Esta é uma dúvida comum entre os praticantes de atividade física, então vamos te ajudar a esclarecer!

Antes de iniciar um exercício físico, nosso corpo deve ser “avisado”, assim ele estará preparado para desenvolver atividades de bastante esforço. Então é aí que o aquecimento é importante!

“O aquecimento deve ser feito antes de qualquer prática esportiva e serve para elevar a temperatura do corpo, a frequência cardíaca, a respiração e a pressão arterial, além de provocar uma vasodilatação que vai levar mais oxigênio para os músculos e promover um metabolismo aeróbico (que consome oxigênio)”, sintetiza o dr. Fabiano Cunha, ortopedista e médico do esporte do Hospital Santa Paula, em São Paulo.

Mas, e o alongamento?

Ele também é muito importante! Pois é o alongamento que nos possibilita ter maior flexibilidade e amplitude de movimentos, propiciando a elasticidade máxima do músculo dentro dos limites do corpo. Contudo, não é suficiente fazer alongamentos rápidos e de curta duração, pelo contrário, estes podem até causar uma distensão muscular, já que o músculo não está aquecido. O recomendado é realizar uma sessão de aquecimento muscular antes de alongar, além de programar sessões de alongamento em dias alternados à atividade física.

Não se esqueça de realizar alongamentos de menor intensidade após os exercícios físicos, para relaxar os músculos trabalhados!

 

Fonte: Site Drauzio Varella

Disponível em: https://drauziovarella.com.br/atividade-fisica/alongamento-x-aquecimento-quando-fazer/

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